A valorização dos territórios rurais e a consolidação do seu tecido económico e social, através do reconhecimento das vantagens da cooperação, enquanto instrumento potenciador das suas complementaridades, diversidades e heterogeneidades, constitui o pilar orientador das intervenções LEADER + no âmbito deste vector relativamente aos territórios rurais portugueses. Conjugar, através da cooperação, os saberes-fazer e os recursos humanos e financeiros oriundos de diferentes territórios rurais, permite atingir a massa crítica necessária à viabilização de projectos, optimizar e racionalizar os recursos e identificar complementaridades que permitem abrir novas oportunidades de mercado. Estes objectivos, que em Portugal se traduzem na necessidade do aumento da competitividade, reforço de competências e do emprego nas zonas rurais, exigem não só dinâmicas de cooperação interterritorial estáveis e coesas, como a sua capacidade de expansão e domínio de novos espaços no plano transnacional. A cooperação assume particular importância para o LEADER +, na medida em que foram criadas e apoiadas, no âmbito do LEADER I e II, novas micro e pequenas empresas, em domínios diversificados, tais como, artes e ofícios tradicionais, turismo rural e de natureza, produtos tradicionais agro-alimentares, desportos radicais, ambiente e lazer.
Estão definidas para cada uma das regiões agrárias e regiões autónomas manchas territoriais, que servirão de base ao processo de selecção e que enquadrarão uma ou mais Zonas de Intervenção LEADER +. Tomando o exemplo da abordagem LEADER, as políticas de desenvolvimento rural e de coesão em geral deverão ser vistas como factores do reforço da democracia local e da integração europeia Prof.
LEADER+ é uma boa iniciativa, e se a conseguimos desenvolver no âmbito de desenvolvimento sustentável melhor ainda. concordo com a ines devia ser posta em prática na nossa regiao.
Este Blogue foi criado pelo prof. de Geografia e destina-se a ser gerido por si e por toda a sua turma do 11ºB. Os seus principais objectivos são: · Apoio à disciplina. · Reflexão em torno de temas geográficos; · Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente).
A valorização dos territórios rurais e a consolidação do seu tecido económico e social, através do reconhecimento das vantagens da cooperação, enquanto instrumento potenciador das suas complementaridades, diversidades e heterogeneidades, constitui o pilar orientador das intervenções LEADER + no âmbito deste vector relativamente aos territórios rurais portugueses.
ResponderEliminarConjugar, através da cooperação, os saberes-fazer e os recursos humanos e financeiros oriundos de diferentes territórios rurais, permite atingir a massa crítica necessária à viabilização de projectos, optimizar e racionalizar os recursos e identificar complementaridades que permitem abrir novas oportunidades de mercado.
Estes objectivos, que em Portugal se traduzem na necessidade do aumento da competitividade, reforço de competências e do emprego nas zonas rurais, exigem não só dinâmicas de cooperação interterritorial estáveis e coesas, como a sua capacidade de expansão e domínio de novos espaços no plano transnacional.
A cooperação assume particular importância para o LEADER +, na medida em que foram criadas e apoiadas, no âmbito do LEADER I e II, novas micro e pequenas empresas, em domínios diversificados, tais como, artes e ofícios tradicionais, turismo rural e de natureza, produtos tradicionais agro-alimentares, desportos radicais, ambiente e lazer.
Estão definidas para cada uma das regiões agrárias e regiões autónomas manchas territoriais, que servirão de base ao processo de selecção e que enquadrarão uma ou mais Zonas de Intervenção LEADER +.
Tomando o exemplo da abordagem LEADER, as políticas de desenvolvimento rural e de coesão em geral deverão ser vistas como factores do reforço da democracia local e da integração europeia
Prof.
LEADER+, é uma iniciativa comunitária que visa incentivar a aplicação de estratégias originais e integradas de desenvolvimento sustentável.
ResponderEliminarAna Simão
LEADER+ é uma excelente iniciativa , é pena é que ainda nao esteja muito posta em prática mas espero que seja aplicada nomeadaente na nossa região.
ResponderEliminarInês Borges
Ao desenvolver o LEADER, desenvolvemos tambem outros parametros. Pena que isto nao seja desenvolvido com o empenho necessario.
ResponderEliminarMaria Rodrigues.
LEADER+ é uma boa iniciativa, e se a conseguimos desenvolver no âmbito de desenvolvimento sustentável melhor ainda. concordo com a ines devia ser posta em prática na nossa regiao.
ResponderEliminarcátia
ResponderEliminar